O que é ERP e qual a sua utilidade?
Em sua essência, ERP é um sistema de gestão empresarial.
Imagine que você tenha uma empresa que conta com vários sistemas,
um para lidar com as contas a pagar, um para gerar folhas de pagamento,
um para controlar vendas, um para gerenciar impostos, um para analisar
metas e desempenho, entre outros.
Implementação de sistemas de ERP
ERP não é o tipo de software que é comprado na prateleira
de uma loja para depois ser instalado em um computador e, em seguida,
estar pronto para o uso. Acontece que cada empresa, em face de suas atividades
e de suas estratégias operacionais, possui necessidades distintas
das outras, portanto, sistemas de ERP só serão funcionais
se ao menos as características mais importantes da companhia forem
levadas em conta.
Basta compreender que uma empresa que fabrica medicamentos, por exemplo,
tem necessidades bem diferentes de outra que trabalha no ramo de transportes.
A primeira precisa se preocupar com obtenção de matéria-prima,
pagamento de licenças de patentes, pesquisas em laboratórios,
entre outros. A segunda, por sua vez, precisa se preocupar com a idade
da frota, com gastos de combustível, com pedágios e assim
por diante. Uma empresa também pode atuar em mais de um ramo de
atividade ou exercer suas operações em vários estados
do país, de forma a ser obrigada a pagar impostos diferentes
em cada local, por exemplo. Enfim, como é possível perceber,
cada companhia precisa contar um sistema de gestão que se adapte
a ela.
Módulos de um sistema de ERP
Como você já sabe, não há um sistema de ERP
que, por si só, possa atender tudo o que é empresa. É
necessário customizar a solução de acordo com as
atividades da companhia. Por outro lado, há determinados processos
que são bastantes comuns em todas ou na maior partes das empresas,
até mesmo por uma questão de legislação. Eis
algumas categorias de módulos que se encaixam nesse contexto:
- Financeiro;
- Contabilidade;
- Recursos humanos;
- Ativo fixo;
- Processos;
- Projetos;
- Jurídico.
A partir daí, pode-se encontrar módulos mais específicos,
adotados em menor escala e apenas se estiverem em conformidade com as
atividades da empresa, por exemplo:
- Estoque;
- Distribuição de produtos;
- Frota;
- Comércio exterior;
- Gestão de conhecimento;
- Controle de materiais;
- Automação comercial;
- Análise de riscos.
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